O Hospital Santa Mônica se especializou em tratamentos e cuidados para pacientes com doenças mentais, transtornos emocionais e retaguarda clínica
Transtornos mentais
Nosso diferencial está no tratamento conjunto do médico psiquiatra e clínico por meio de atividades terapêuticas. Com os cuidados certos, o paciente aprende a lidar com o transtorno mental ou emocional.
Retaguarda clínica
Médicos psiquiatras e um corpo clínico de diversas especialidades que oferece suporte para garantir que o paciente seja atendido em todas as suas necessidades e pelo período que for necessário.
Qualidade ONA
Em 2018, fomos o primeiro Hospital Psiquiátrico privado do Brasil a receber a Certificação ONA, uma organização que atesta a qualidades dos serviços prestados na área de saúde.
Um complexo de saúde mental em ambiente seguro e tranquilo com muita área verde
50 anos de história
O Hospital Santa Mônica está localizado em Itapecerica da Serra, a 15 minutos do bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. Possui estrutura hospitalar e unidades separadas para internação de pacientes psiquiátricos infantojuvenil, adulto e de quadros agudos.
Oferece todos os recursos da psiquiatria moderna aliada a uma equipe multidisciplinar preparada para tratar pacientes e promover o bem-estar de suas famílias e amigos.
- Médicos Psiquiatras e Clínicos 24h
- Psicólogos e Terapeutas de Saúde Mental
- Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Nutricionistas
- Assistentes Sociais
No tratamento de pacientes psiquiátricos e crônicos, atenção e carinho são tão importantes quanto medicamentos de última geração.
Dr. Romolo Bellizia – Fundador do Hospital Santa Mônica
Terapias e atividades que complementam o tratamento médico psiquiátrico
Terapia em Grupo
A terapia de grupo envolve a atuação de psicólogos e um grupo pacientes para trabalhar questões que envolvem a depressão, obesidade, transtorno do pânico, ansiedade social, dependência de substâncias, dentre outras questões.
Hidroginástica
Essa atividade executada pela equipe de fisioterapeutas utiliza as propriedades da água como complemento das terapias convencionais. Os exercícios físicos são indicados como auxílio no tratamento de doenças mentais.
Pilates e Alongamento
Torna-se bem eficaz ao combinar exercícios de fisioterapia, técnicas da ioga, aparelhos e acessórios específicos no tratamento de dores, em idosos e pessoas com déficits neurológicos como os causados por derrames.
Musicoterapia
Utiliza a música e os instrumentos musicais para reabilitação da saúde mental e física. Promove o relaxamento, melhora a comunicação, auxilia na expressão e integra os pensamentos, sentidos e emoções.
Dançaterapia
É uma modalidade de atividade terapêutica muito utilizada para a reabilitação de pacientes. Explora, com bastante habilidade técnica, o uso da dança e a execução de movimentos como complemento das intervenções clínicas.
Terapia com cães
A terapia com cães têm sido amplamente utilizada como ponto de apoio emocional para melhorar a saúde e o bem-estar de pacientes, sobretudo de indivíduos que têm constantes crises depressivas ou de ansiedade.
Futebol, Volei e Basquete
A prática esportiva tem muitos benefícios à mente, age no cérebro das pessoas promovendo: melhora do humor, aumento da concentração, redução do estresse e da depressão, a qualidade do sono, confiança e liderança.
Pintura e Artesanato
A pintura e artesanato potencializam e valorizam as formas singulares do processo de livre criação, elevação da autoestima, melhora do equilíbrio emocional e minimização dos efeitos negativos da doença mental.
Espiritualidade e Emoções
A espiritualidade e emoções reduzem o estresse psicológico que provoca dor. As pessoas religiosas são mais esperançosas e otimistas, têm maior resiliência. Pode ser grande aliada na manutenção da saúde mental e emocional.
Leitura
Estudos recentes indicam que a leitura têm benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente, ajuda a entender melhor o sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudança no dia a dia.
Grupo de Apoio Familiar
Espaço onde os familiares de pacientes podem se reunir para compartilhar suas experiências de uma maneira que ajude a reduzir o isolamento e a solidão. Além de ser uma oportunidade para tirar dúvidas e esclarecer sobre a doença mental.