Cuidar de um familiar ou um amigo querido com transtorno mental é um gesto de amor que exige dedicação e cuidados especiais.
Pensando em proporcionar bem-estar para sua família ou para um amigo querido, o Hospital Santa Mônica oferece a opção de Internação Psiquiátrica de Curta Permanência para o período de festas e férias, para o período em que você precisa parar para relaxar e recuperar as energias para um novo ciclo que se inicia.
Durante a estadia, o paciente receberá carinho e atenção especializada, além de contar com médicos 24 horas. Venha fazer uma visita, conhecer o trabalho e a qualidade do tratamento do hospital, além da estrutura hospitalar e conversar com os nossos especialistas em Saúde Mental.
Hospital Santa Mônica – 50 Anos
O Hospital Santa Mônica se especializou em tratamentos e cuidados para pacientes com doenças mentais, transtornos emocionais e dependência química. Em sua trajetória de 50 anos dedicados ao aprimoramento da saúde no país, é um dos poucos hospitais com foco em saúde mental infantojuvenil e adulto e dependência química, além de atuar como hospital de transição para o cuidado com o idoso.
Nossa missão é contribuir para a reabilitação da saúde física e mental do paciente, por meio de um projeto terapêutico e interdisciplinar personalizado, baseado nos modernos avanços científicos e na assistência integral, objetivando promover sua reinserção social, com uma vida digna e autônoma.
Atividades
- Spa
- Futebol e vôlei
- Hidroginástica
- Pilates e alongamento
- Pintura e artesanato
- Musicoterapia
- Dançaterapia
- Terapia com cães
- Terapia comunitária
- Arteterapia
- Expressão criativa
- Prevenção de crises
- Papo cabeça
- Espaço leitura
- Espiritualidade e desenvolvendo emoções
- Oficina do som
Qualidade Hospitalar – ONA
Em 2018, se tornou o primeiro hospital psiquiátrico privado a obter a acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação. A certificação atesta que a instituição adota rígidos padrões de qualidade e segurança na assistência.
Atendimento particular e planos de saúde
Para agilizar o seu atendimento, tenha em mãos:
- Documento do responsável com foto;
- Documento do paciente com foto;
- Carteirinha do plano de saúde.
Terapias e atividades que complementam o tratamento médico psiquiátrico
Terapia em Grupo
A terapia de grupo envolve a atuação de psicólogos e um grupo pacientes para trabalhar questões que envolvem a depressão, obesidade, transtorno do pânico, ansiedade social, dependência de substâncias, dentre outras questões.
Hidroginástica
Essa atividade executada pela equipe de fisioterapeutas utiliza as propriedades da água como complemento das terapias convencionais. Os exercícios físicos são indicados como auxílio no tratamento de doenças mentais.
Pilates e Alongamento
Torna-se bem eficaz ao combinar exercícios de fisioterapia, técnicas da ioga, aparelhos e acessórios específicos no tratamento de dores, em idosos e pessoas com déficits neurológicos como os causados por derrames.
Musicoterapia
Utiliza a música e os instrumentos musicais para reabilitação da saúde mental e física. Promove o relaxamento, melhora a comunicação, auxilia na expressão e integra os pensamentos, sentidos e emoções.
Dançaterapia
É uma modalidade de atividade terapêutica muito utilizada para a reabilitação de pacientes. Explora, com bastante habilidade técnica, o uso da dança e a execução de movimentos como complemento das intervenções clínicas.
Terapia com cães
A terapia com cães têm sido amplamente utilizada como ponto de apoio emocional para melhorar a saúde e o bem-estar de pacientes, sobretudo de indivíduos que têm constantes crises depressivas ou de ansiedade.
Futebol, Volei e Basquete
A prática esportiva tem muitos benefícios à mente, age no cérebro das pessoas promovendo: melhora do humor, aumento da concentração, redução do estresse e da depressão, a qualidade do sono, confiança e liderança.
Pintura e Artesanato
A pintura e artesanato potencializam e valorizam as formas singulares do processo de livre criação, elevação da autoestima, melhora do equilíbrio emocional e minimização dos efeitos negativos da doença mental.
Espiritualidade e Emoções
A espiritualidade e emoções reduzem o estresse psicológico que provoca dor. As pessoas religiosas são mais esperançosas e otimistas, têm maior resiliência. Pode ser grande aliada na manutenção da saúde mental e emocional.
Leitura
Estudos recentes indicam que a leitura têm benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente, ajuda a entender melhor o sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudança no dia a dia.
Grupo de Apoio Familiar
Espaço onde os familiares de pacientes podem se reunir para compartilhar suas experiências de uma maneira que ajude a reduzir o isolamento e a solidão. Além de ser uma oportunidade para tirar dúvidas e esclarecer sobre a doença mental.