Ebook – Transtorno Afetivo Bipolar

O transtorno bipolar é uma doença mental séria. Era também chamada de doença maníaco-depressiva ou depressão maníaca. Pessoas com transtorno bipolar passam por mudanças de humor incomuns

O transtorno bipolar é uma doença mental séria. Era também Pessoas com transtorno bipolar passam por mudanças de humor incomuns. Às vezes, elas se sentem muito felizes e ficam muito mais enérgicas e ativas do que o habitual. Isso é chamado de episódio maníaco. Às vezes, as pessoas com transtorno afetivo bipolar se sentem muito tristes, têm pouca energia e são muito menos ativas. Isso se chama depressão bipolar ou episódio depressivo bipolar.

O transtorno não é o mesmo que os altos e baixos normais que todos atravessam. As mudanças de humor são mais extremas do que isso e são acompanhadas por mudanças no sono, nível de energia e a capacidade de pensar com clareza.

Os sintomas bipolares são tão fortes que podem prejudicar os relacionamentos e dificultar a escola ou manter um emprego. Eles também podem ser perigosos. Algumas pessoas com a doença tentam se machucar ou até mesmo cometem suicídio e são agressivas com outras pessoas.

Mudanças drásticas de humor caracterizam essa doença que afeta aproximadamente 254 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da Bipolar Foundation, Inglaterra. Cerca de 4% da população adulta mundial sofre de transtorno bipolar e, segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), essa prevalência vale também para o Brasil, o que representa aproximadamente 8 milhões de pessoas no país.

Conteúdo gratuito
Cadastre-se para fazer download