De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos cerca de 800 mil pessoas morrem em função do suicídio. Essa é a segunda principal causa de morte em pessoas dos 15 aos 29 anos, mas nessa estatística não são consideradas as tentativas de suicídio que por muitas vezes, também são subnotificados.
Apesar dos altos índices, o suicídio em adultos teve uma redução entre os anos de 2010 e 2016 (ano da última pesquisa realizada pela OMS), tendo apresentado queda de 9,8% no mundo. No entanto, o Brasil está caminhando em direção contrária, porque houve um aumento dos casos de suicídio nesse mesmo período, sendo de 7% para cada 100 mil habitantes.
A incidência é maior entre os homens, de 9,7 para cada 100 mil, contra 2,8 entre as mulheres. Por isso, o suicídio é considerado como um problema de saúde pública, e os motivos que levam uma pessoa a tirar a própria vida são muito variados.
Como foi mencionado anteriormente, os transtornos mentais estão entre os principais fatores de risco. Mas além dos distúrbios mentais, o abuso de álcool e o uso de drogas ilícitas também podem desencadear o comportamento suicida.